Kirmen Uribe

Kirmen Uribe nasceu em Ondarroa, Biscaia, em 1970. Licenciou-se em Filologia Basca e fez uma pós-graduação em Literatura Comparada, em Trento. É criador de projetos multimédia que combinam a Literatura com diferentes disciplinas artísticas, tendo participado em encontros literários na Europa, Ásia e América.

É também tradutor e colabora com várias publicações, entre as quais a revista The New Yorker. Ganhou o Premio Nacional de la Crítica com o seu livro de poesia Bitartean heldu eskutik, finalista de melhor livro de poesia traduzido para inglês nos EUA, em 2007, escolhido pelo PEN American Center. Ganhou o Premio Nacional de Narrativa 2008, concedido pelo Ministério da Cultura Basco, com a sua novela Bilbao-New York-Bilbao, pela qual recebeu também o Premio de la Crítica de Narrativa em Euskera, em 2008.

Livros do autor

A Hora de Acordarmos Juntos

Kirmen Uribe

A Hora de Acordarmos Juntos compõe o grande romance sobre a História basca, espanhola e europeia, do século XX aos dias de hoje: um mundo em convulsão, profundamente violento, profundamente humano.